Cidades lotadas de veículos criam uma sinfonia de barulhos desagradáveis. É a porta que range, painel que treme, motor barulhento… E esses ruídos podem ter vários motivos: peça mal apertada, acabamento malfeito e falta de manutenção. E o maior problema é a dificuldade do motorista em identificar de onde vem o barulho.
O motorista Hedmar de Almeida, de São Paulo, comprou um carro seminovo há seis meses. Adorou, mas logo percebeu que tinha coisa errada. “Fui viajar e comecei a ouvir os barulhos, não sei o lugar certo”, disse o rapaz, que foi até uma oficina especializada onde um profissional identificou o problema.
Para trabalhar neste negócio, precisa ser bom de ouvido. O especialista começa a investigação do barulho dando uma volta com o veículo. Apaixonado por carros velhos, o mecânico Leonardo César comprou um automóvel e tenta acabar com os barulhos.
A trepidação é só um detalhe perto do áudio do ambiente. Incomoda quem está ao lado, os vizinhos… Mas Leonardo gosta do estilo. “Faz parte, faz parte! Eu gosto”, disse o mecânico, com bom humor.
Os barulhos são difíceis de descobrir e a própria concessionária muitas vezes não resolve. É preciso desmontar partes inteiras dos veículos para saber exatamente onde está o problema.
Revestimentos de silicone ajudam a solucionar determinados tipos de ruídos. O serviço em uma porta de carro popular pode custar cerca de R$ 130. Se for no painel, os valores vão de R$ 300 a R$1,3 mil, dependendo do quanto vai ser desmontado.